segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

A nova lenda do saci

 A nova lenda do Saci

(Micro Conto)

O Saci Pererê, depois de dormir 25 anos sem acordar, por fim, despertou, não era coma alcoólico nem nada, era conforto demais devido a chegada da luz elétrica na sua casa, levada por um sujeito com apelido de algum molusco, lá no sertão onde decidiu ir morar, retornado da cidade grande, por onde um dia havia resolvido imigrar, e, por isso, sua dormida singular!

...Acontece que ele não sabia que tudo era um sonho alucinótico o que via neste presente despertar. Coisa de fumaças nas narinas para não ver a vida futura chegar, zonzo e quase sem respirar.

Ele olhou pelo lado e viu todos com mascaras nas caras, tinham lobos com peles de cordeiros que só pensavam em dinheiro e, pastores de fieis da prosperidade (Todos bem bacanas) que também só pensavam em granas.

Tinha cordeiros com caras de lobos que não entendiam, uma vírgula da vida real. Quando o cara os chamavam de merda! - E ainda, por serem tapadas de propósito, batiam palmas, nem pareciam animais!
Pererê ficou muito desconfiado e chamou seu sábio amigo Curupira, para lhe contar o caso. Curupira ali, também, recém chegado.

Curupira, que estava indignado, protestando por causa dos amigos do eleito terem posto fogo na floresta, teve de lhe dar atenção especial, ainda que frangindo a testa... para lhe contar tudo sobre a tal desavença, eram amigos, afinal.

Então para lhe perguntar, ele usou esta expressão "amigão, quem ganhou esta eleição do século passado neste nosso presente. Acho que dormi demais...seria isso, que aconteceu, ou estou um velho demente?"

Sim a pergunta era mesmo confusa, mas Curupira que era um Anão muito sábio e fortão lhe respondeu: "quem ganhou" foi um tal de Asnonaro, meu irmão, um burrão pagão, altão, magrão, brancão e sem noção! (risos rasos e chorosos na plateia)."Meus Deuses!" Respondeu exasperado o Saci - "Rapá, vou mim mandá dessi Lugá!" Saiu pulando com sua perna única e uma outra só...

Deu de cara com a mula sem cabeça que mancava por ter tropeçado numa árvore queimada, no meio do braseiro e, que felizmente não era branca e nem preta, tinha cor de burro quando foge, boa cor pra se esconder nos meios dos matos, então lhe pediu uma carona e lhe avisou: "Vê direito por onde anda, carregando seu alforje... porque sempre pode aparecer um grileiro tacando fogo no capim, e aí, ai de você e, ai de mim!

Curupira, ficou pirado: Meneou a cabeça para o lado e balbuciou: Xi....tão ferrados esses coitados! E sem tempo de lhes gritar alguma coisa mais proveitosa, pois tudo estava em polvorosa, os viu sumir na fumaça que vinha do norte e nordeste, para não sei onde, atrás de alguma nova casa de morada!
11/07/20


Nenhum comentário:

Postar um comentário