quarta-feira, 9 de agosto de 2023

O TRABALHO E O TEMPO

Aviso: Texto sem correção.

O que é o tempo, o que é a vida, o que é o trabalho, o que é o pagamento...

Ninguém ou nenhum empresário lhe paga, efetivamente, pelo seu trabalho. Porque não é ou deveria ser, pelo trabalho que o trabalhador deveria receber. Mas, pelo seu tempo de vida dispendido pela a efetivação destes seus afazeres.
Entendamos que a vida não é o seu corpo, nem a longevidade de sua existência, a vida é um conjunto de essencialidade que nos mantém ávidos pensantes, átomos em vibrações constantes, seres racionais e confusos. 

E dai, então, deve-se perguntar, o quanto valha a vida, e somente a partir dai é que poderemos responder ao Abujamra: "O que é a vida?" A vida para mim, mestre Antônio Abujamra, é Deus. 

E provavelmente, também, seja devido a isso, é que a vida não tem preço, de tão preciosa que é. Se ela não tem preço mensurável, quanto vale o seu trabalho, se, deveria ser neste mesmo preceito a valorização de seus dispêndios, por seu tempo de vida. 

Quando aceitamos, coletivamente, os ditames de quem ganham sobre nós, por cabeça de trabalhadores dia, o que deverá lhe pagar, por um ano de trabalho, estamos esticando nossos braços e colocando nossos pescoços às amarras desta nova escravização de nossos seres.

Quando olhamos para certas camadas da sociedade e como vivem suas vidas, e as pessoas distintas dentro delas, vamos encontrar quem ganha, em um único mês, o que o outro não ganhará em sua vida inteira, e no decorrer dela viverá à margem de tudo que os seres humanos de seu tempo, fizeram e disponibilizaram para todos, mas que somente uma ínfima parte deles o puderam usufruir. O sofrimento, a perda de suas mobilidades, as suas vidas, não tem sentido no que tange a ter o valor devido. 

Quando o governo dita regras e leis ou programas sociais, estão lhes dizendo, intrinsecamente, "eis ai a sua paga, porém eles não receberão em suas casas, quando efetivamente tenham suas casas. nada mais que o "lixo que esta mesma sociedade, de certa maneira descarta.

 Não estamos lhes pagando pela suas marginalidades sofridas durante toda as suas vidas. Não estamos lhe dando o prazer que sentiria em aprender ouvir músicas clássicas e saberem apreciarem as obras de artes. Estamos lhes dando, migalhas, para sobrevida dos dias seguintes seguirem respirando.  

O que na maioria das vezes recebem, são feijões vencidos, macarrão com carunchos, produtos de marcas inferiores, cafés que nem são cafés mas, palhas de café, misturados com restoios de grãos de cafés, arroz não vendáveis e outras "porcarias" que nas prateleiras de vendas nem por centavos seria vendáveis. etc.

Muitos desses agentes das práticas efetivas nas portas e dentro das ações sociais, sentem a humilhação intrínsecas nos corações desses seres humanos marginalizados da sociedade que buscam nestes últimos refúgios de subsistências esses "alimentos" perecidos.

O profissional que ganha mil por ora por seu trabalho paga um mínimo por mês para aquela(e) que além de chegar primeiro, fazer o café, limpar o lugar, lavar, desinfetar, arranjar as flores, organizar tudo, Observar e alinhar o ambiente aos gostos do patrão, tem em mente, não o seu dispêndio de tempo de vida, mas que estão lhe prestando um favor de lhe dar um emprego.

Não somos, nós humanistas, contra, que o profissional ganhe mil por hora, somos contra que estes outros profissionais, não ganhem, se quer, para ter vida razoavelmente digna, em sua plenitude.
Estivemos a vida toda trocando nossas vidas que vale mais que um trilhão, por um tostão!

(Segue no próximo ato)

ZéReys Santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário